Para os produtores de plantão e para aqueles que por necessidade acabam fazendo produção:
Os dez artigos que compõem este livro apresentam olhares diversos sobre a questão da gestão cultural, entendida como atividade que deve sempre ser pensada dentro da perspectiva da proteção e promoção da diversidade cultural. Nesse sentido, como ressalta José Márcio Barros, em um dos textos deste livro: “diversidade cultural e gestão são expressões que, longe de revelarem consenso e homogeneidade, nos remetem ao campo das ambiguidades e contradições com que pensamos e nomeamos nossas diferenças e nossos modos de geri-las.”
Ou seja, ao pensar em gestão cultural, também estamos refletindo sobre o jogo da alteridade. Isso porque o exercício de práticas culturais instigantes e, de fato, significativas para os envolvidos nelas, requer muito além de sensibilidade e boas intenções. Tensões políticas de variados modelos de ordenamento e gestão tornam a diversidade cultural a própria possibilidade de lidar com a realidade multifacetada por excelência.
Práticas de gestão resultantes da capacitação adequada de gestores culturais, bem como uma postura comprometida por parte das instituições públicas e privadas, diretamente relacionadas ao exercício da vida cultural, possibilitam que ideias criativas saiam do estágio de projeto e se tornem realidade concreta para as comunidades envolvidas.
Ficou curioso? É só baixar e ler! Vale a pena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário